Fontes

A maioria das informações vêem com a devida validação abaixo da publicação. Algumas não foram possíveis de indicar a fonte, mas demos à informação o valor e a importância que mereceu e esperamos poder validá-la com posteriores pesquisas.

27/11/2013

Engenho Três Reis, Caroaçu, depois Benfica/Ipojuca

Segundo Pereira da Costa (1812, vol. 07. Pág. 91), quando os holandeses invadiram Pernambuco a freguesia de Ipojuca, que na época chamavam a Bela Pojuca, contava no seu termo os seguintes engenhos: Sibiró de Baixo sob a invocação de São Paulo, pertencente a Francisco Soares Ganha; Sibiró de Cima, a Manuel de Novalhas; Maranhão e Bertioga, a João Tenório; Trapiche, sob a invocação do Bom Jesus, a Francisco Dias Delgado; Santa Luzia, e o denominado Salgado, sob a invocação de S. João, a Cosme Dias da Fonseca; Pindoba, a Gaspar da Fonseca Carneiro; o eng, Caroaçu, a Manuel Vaz Vizeu; Guerra, e o de nome Nossa Senhora do Rosário, sem menção.
O engenho Coroaçu era movido à água e possuía uma Igreja. Localizado na margem direita do Rio Ipojuca e na margem direita do Rio Piedade a meia milha ao Sudoeste do engenho Bertioga, sob a jurisdição de Olinda e freguesia de Ipojuca. Suas terras tinham cerca de meia milha de extensão, com muitos montes e poucas várzeas. Podia anualmente moer fazer 2.000 a 3.000 arrobas de açúcar e paga 03% de recognição.
Foi citado nos seguintes mapas: PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 Capitania de Pharnambocqve, plotado como engenho, 'Ԑ: TrԐs RԐys', na m.d. do , 'Rº. Salga∂o' (Rio Ipojuca) e  PE (Orazi, 1698) Provincia di Pernambvco, plotado como engenho, 'Caraguaçu', na m.d. do 'Ipoiucâ' (Rio Ipojuca).
Nomes históricos: Três Reis (Tres Reys); Carâguaçû (Caraguaçú; Caraguassu; Caragussu; Caroaçu; Caroassu; Camassu). Hoje o engenho e denominado de Benfica.
Quando os holandeses invadiram Pernambuco o engenho Três Reis, Caroaçu, depois Benfica/Ipojuca pertencia a Manuel Vaz Viseu.

Manoel Vaz Viseu – Filho de Matheus Vaz e de Maria Simões, naturais de Viseu/PT. Quando os holandeses invadiram Pernambuco Manuel Viseu ficou do lado dos invasores recebendo seu passaporte.
Casamento 01: Maria da Rosa da Rocha (ou Maria de Góis de Hollanda), filha única de Sebastião Vaz Carrasco e de Maria Rosa da Rocha. Nasceu e viveu em Ipojuca.
Filhos: Manoel Vaz da Silva, que viveu no eng. Coroaçu, c.c. Maria de Goes, que era filha do Cap. Balthasar Leitão de Vasconcelos e de Jerônima da Costa, s.g; Antônio Vaz Carrasco c.c. Anna de Holanda, filha do Cap. Balthasar Leitão de Vasconcelos e de Jerônima da Costa, s.g; Francisco Vaz Carrasco, Capitão de Ordenança de Ipojuca (patente de 23/08/1666), c.c. Brites de Vasconcelos filha de Gaspar da Costa Coelho e de D. Maria de Goes. Depois de viúvo Francisco foi clérigo sacerdote e bom eclesiástico. c.g; Eugênia Vaz da Silva c.c. o Cap. Bartolomeu Rodrigues de Xerez; Theodosia Ferreira c.c. Pedro Fernandes da Silva, português da Ilha da Madeira, filho de Bento Fernandes e de Isabel de Oliveira, c.g.
Fontes consultadas:

                Hoje suas terras pertencem a Usina Ipojuca, Pernambuco.


Fontes consultadas:
PEREIRA, Levy. "Carâguaçú (engenho)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em:http://lhs.unb.br/biblioatlas/Car%C3%A2gua %C3%A7%C3%BA_(engenho). Data de acesso: 27/11/2013.
Pergunte a Pereira da Costa. Vol. 7. Ano 1812. Pág. 91. Disponível em: http://www.liber.ufpe.br/pc2/get.jsp?id=2033&year=1812&page=92&query=1812&action=previous. Data de acesso: 27/11/2013.

Nenhum comentário: