Fontes

A maioria das informações vêem com a devida validação abaixo da publicação. Algumas não foram possíveis de indicar a fonte, mas demos à informação o valor e a importância que mereceu e esperamos poder validá-la com posteriores pesquisas.

23/01/2014

Engenho Três Paus/Cabo de Santo Agostinho

        O engenho Três Paus não possuía uma igreja. Suas terras tinham cerca de 1/2 milha, sendo a maior parte de montes e matas, ficavam a um quarto de milha do eng. Pirapama, na margem direita do Rio Pirapama, sob a jurisdição der Olinda e freguesia do Cabo Santo Agostinho. Sua casa de purgar e das caldeiras eram de taipa. Possuía uma só moenda movida a bois e podia  fornecer anualmente 1.100 a 1.200 arrobas de açúcar; pagando como recognição 1 e ½%.
Nomes históricos: Engenho Vieira (Viera); Engenho de Três Paus. Hoje o engenho se encontra submerso pela Barragem do Pirapama, município de Cabo de Santo Agostinho-PE, que garantiu o abastecimento d'água para a população rural e urbana de várias localidades, e propiciou o o desenvolvimento socioeconômico da região.
Barragem do Pirapama
    O engenho foi citado nos seguintes mapas coloniais: Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 Capitania de Pharnambocqve, plotado como engenho, 'Vieira, na margem direita do 'R. Piripama'; Mapa PE (Orazi, 1698) Provincia di Pernambvco, plotado, 'Viera', na m.d. do 'Pirapáma' - 'Piraparma' (Rio Pirapama).
            Segundo o relatório de Schott (1636) o engenho Três Paus pertencia a João Rodrigues Caminha (nada foi encontrado), que tinha fugido no grande êxodo dos senhores de engenho que acompanharam o General Mathias de Albuquerque, quando os holandeses invadiram Pernambuco. Na casa de purgar e na das caldeiras os holandeses encontraram21 caixas de açúcar pertencentes ao senhor do engenho e mais 552 fôrmas que, segundo a conta do purgador, renderam 617 arrobas de açúcar branco e 61 arrobas de açúcar mascavado. Tirado o dizimo, ficam para o lavrador 222 arrobas de açúcar branco e 22 arrobas de açúcar mascavado e restam para a Companhia 394 arrobas de açúcar branco e 39 arrobas de açúcar mascavado, dos quais foram feitas 19 caixas que, com a marca da Companhia, foram mandadas para o Cabo e a Barreta.
            O engenho Três Paus, por se encontrar abandonado e de fogo morto foi confiscado pela Companhia das Indias Ocidentais e arrendado a Antônio Vieira, nessa época o engenho passou a ser denominado “engenho molinote de Antônio Vieira”.

Antônio Vieira de Mello – Natural de Catanhede/PT. Filho de Manoel Francisco e de Francisca Gonçalves, gente honrada e das principais da vila de Catanhede/PT.
Chegou a Pernambuco antes da invasão holandesa. Vereador da Câmara de Olinda (1630). Juiz Ordinário de Olinda. Fidalgo da Casa Real. Capitão de Cavalos durante a Restauração Pernambucana. Sargento-mor da Comarca (Sargento-mor de estado) após a expulsão dos holandeses.
Casamento 01: Margarida Muniz. Filha de Marcos Fernandes Bittencourt e de Paula Antunes, naturais da Ilha da Madeira/PT. Neta paterna de Manoel Francisco e de Francisca Gonçalves, pertencentes a família honrada da vila de Catanhede como consta em um instrumento passado em 20/05/1680, pelo Dr. Manoel da Costa Almeida, Cônego Doutoral da Se da Guarda.
Senhor do engenho Três Paus/Cabo de Santo Agostinho
Filhos: 01 – Antônio Vieira de Mello – Sargento-mor da Comarca, Cavalheiro da Ordem de Cristo. C.c. Anna de Campos, na Bahia, filha de Jacinto de Campos. S.g.; 2 – José Vieira de Mello – Clérigo Presbítero e Vigário confirmado da Paróquia de São Miguel de Ipojuca; 3 – Manoel de Mello, falecido solteiro na Bahia; 4 - Dionísio Vieira de Mello – Cavalheiro Fidalgo da Casa Real; Capitão de Infantaria paga; Cavalheiro da Ordem de São Bento de Aviz. Senhor do engenho Trapiche/Ipojuca, sobre o qual teve litígios com Felipe Cavalcanti de Albuquerque e por consequência ficou com o eng. Tapera, que coube de herança a o Padre Francisco Dias Teixeira, seu filho que o vinculou. C.c. D. Maria Barbosa, filha de Antônio Teixeira Barbosa e de Anna Mendes. Neta paterna de Gaspar Teixeira e de Anna Nogueira. C.g.; 5 – Bernardo Vieira de Mello – Capitão de Ordenanças.  Cavalheiro Fidalgo da Casa Real; Sargento-mor da Comarca de Pernambuco. Em 1671 recebeu uma sesmaria juntamente com Antonio Pereira Pinto e Manoel Vieira de Lemos. C.c. Maria Camelo, filha de Belchior Alves Campelo e de Joanna Bezerra. C.g.; 6 – Ângela Vieira c.c. Dr. Antônio Pereira da Fonseca que era Ouvidor da Ilha 3ª. S.g.; 7 – Paula Vieira de Mello c.c. Gonçalo Novo de Lira, filho de Gonçalo Novo de Lira (o Ruivo) e de Anna Correia. C.g.
Fontes consultadas:
BORGES DA FONSECA, Antônio Jose Victoriano. Nobiliarquia Pernambucana. Anais da Biblioteca Nacional de 1925.
http://terradomagano.blogspot.com.br/2011/10/origens-das-familias-de-pernambuco-os.html



Fontes consultadas:
BORGES DA FONSECA, Antônio Jose Victoriano. Nobiliarquia Pernambucana. Anais da Biblioteca Nacional de 1925.
PEREIRA, Levy. "Vieira (engenho de bois)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/biblioatlas/Vieira_(engenho_de_bois). Data de acesso: 23 de janeiro de 2014
www. delano carvalho

Nenhum comentário: