Fontes

A maioria das informações vêem com a devida validação abaixo da publicação. Algumas não foram possíveis de indicar a fonte, mas demos à informação o valor e a importância que mereceu e esperamos poder validá-la com posteriores pesquisas.

27/02/2011

Fotos engenhos de Pernambuco

2 comentários:

Unknown disse...

Parabenizo a pesquisadora pela criação da presente ferramenta que hoje tornou-se fonte indispensável para todos nós que nos interessamos pela história dos nossos engenhos de açucar e consequentemente pela nossa própria história!
Sociedade Auxiliadora da Agricultura.
Vice Presidente

Mário Jr. disse...

Na minha infância viajava de Recife para Natal constantemente e sempre ficava esperando a hora de chegar próximo a Goiana/PE em terras da Usina Maravilhas, antigo Engenho Goiana Grande, onde ainda existe uma igrejinha ás margens da BR-101, pois logo atrás dela, acima de um pequeno morro, havia as ruínas de uma construção que devia ser muito imponente: possuía grandes janelas; não havia teto; as paredes eram muito grossas - talvez até de pedras - e tomada pela vegetação. A igrejinha era muito interessante, mas o que chamava mesmo a atenção eram as ruínas acima daquele morro, bem mais alto do que o existente e agora degradado. Atrás daquele conjunto havia também um belo lago - ainda existe, apesar de abandonado.
Eu não sei o que era, mas tenho algumas certezas: era uma construção muito antiga; parecia que procuravamm escondê-la plantando eucaliptos ao redor do monte; e com a duplicação da BR rasparam tudo que lá havia. Não sei por que fizeram isso, mas estou pesquisando, embora com pouco sucesso.
Caso saiba de alguma coisa sobre as mencionadas ruinas queira por gentileza informar-me através do email: mario962@gmail.com
Parabéns pelo seu trabalho.