Fontes

A maioria das informações vêem com a devida validação abaixo da publicação. Algumas não foram possíveis de indicar a fonte, mas demos à informação o valor e a importância que mereceu e esperamos poder validá-la com posteriores pesquisas.

João Baptista Accioli - descendentes

2- João Baptista Accioli – Serviu com honra na guerra holandesa de 1647 até a Restauração. Participou das duas batalhas dos Guararapes e em várias outras ocasiões de importância como Alferes, Capitão de Infantaria, e depois Capitão de Cavalos do Cabo de Santo Agostinho, por patente de 22.03.1667. Vereador de Olinda (1652). Juiz Ordinário (1655, 1662 e 1677). Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, com moradia ordinária, por alvará de 23.03.1669.  Faleceu em 1677 no posto de Sargento-mor de Pernambuco.
CURIOSIDADES: Em muitas ocasiões ficou de peleja e particularmente na que tiveram 03 fragatas do inimigo, vindo ele da Ilha da Madeira, em que foi rendido e o trouxeram prisioneiro para o Recife, onde o puseram em uma apertada prisão. Fugindo pelo mar, com grande risco de vida, nadou meia légua até chegar ao Buraco de São Thiago, e depois chegou na instância do Governador Henrique Dias, a quem os holandeses acometeu do poder.
C 01- D. Maria de Mello –Filha de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche), Viúva de Gaspar Wanderley (Fidalgo holandês. Capitão de Cavalos de suas tropas. Senhor dos engenhos: Algodoais/Cabo de Santo Agostinho, Utinga de Baixo/Cabo de Santo Agostinho e Utinga de Cima/Cabo de Santo Agostinho) (c.g. nos dois casamentos).
Filhos:
2.1- João Baptista Accioli – C.c. D. Jerônima Lins; 2.2. Gaspar Accioli de Vasconcellos – C.c. D. Joanna Fernandes Cesar; 2.3- Zenóbio Accioli de Vasconcelos; 2.4- Francisco Accioli de Vasconcelos – C.c. D. Catharina de Melo Barreto; 2.5- Antônio Accioli de Vasconcelos – C.c. (?) de Bulhões da Cunha. (s.g.) Depois c.c. D. Maria Cavalcante. (s.g.); 2.6- Miguel Accioli de Vasconcelos; 2.7- D. Maria Accioli – C.c. José de Barros Pimentel; 2.8- D. Margarida Accioli – C.c. Felipe de Moura Accioli; 2.9- Francisca Accioli – C.c. João Baptista Pereira (s.g.) e depois c.c. Paulo de Amorim Salgado (c.g.); 2.10- D. Anna Cavalcanti.

2.1- João Baptista Accioli – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche). Fidalgo da Casa Real.
C 01- D. Jerônima Lins, primeiro marido – Filha de Sibaldo Lins (senhor do engenho Maranhão/Alagoas-Porto Calvo. Alcaide-mor de Porto Calvo. Mestre de Campo de Auxiliares) e de D. Cosma de Barros Pimentel (título da família Lins). Filhos:
2.1.1- D. Manoel Accioli – C.c. Rodrigo de Barros Pimentel, seu primo. Senhor do engenho de Cima (Riba)/Alagoas-Camaragibe. Filho do Capitão José de Barros Pimentel e de D. Maria Accioli. (c.g. em título da família Barros Pimentel)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág. 11

2.2- Gaspar Accioli de Vasconcellos – Filha de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche). Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Alcaide-mor da Paraíba. Senhor, pelo seu casamento, do engenho Santo André/Paraíba.
C 01- D. Joanna Fernandes Cesar – Filha de João Fernandes Vieira (Comendador de São Pedro de Torradas e de Santa Eugênia de Ilha, na Ordem de Cristo. Superintendente da Capitania de PE e do Norte do Brasil. Primeiro aclamador da liberdade e restauração das mesmas Capitanias. Mestre de Campo. Governador da Paraíba. Governador e Capitão General do Reino de Angola) com (?). filhos:
2.2.1- João Fernandes Vieira – Comissário Geral da Cavalaria na Paraíba; 2.2.2- Antônio Accioli de Vasconcelos – Terceiro marido de D. Feliciana Vidal de Negreiros, filha de Mathias Vidal de Negreiros (Fidalgo da Casa Real. Cavaleiro da Ordem de Cristo); 2.2.3- Luiz Gomes de Mello – C.c. D. Theresa, filha de João Soares de Aguiar; 2.2.4- Francisco Accioli de Vasconcelos – C.c. D. Anna Accioli de Vasconcelos, filha de sei tio Miguel Accioli de Vasconcelos e de D. Maria Jácome; 2.2.5- Mathias de Mello Accioli; 2.2.6- D. Joanna Baptista Accioli – Terceira esposa do Sargento-mor João Ferreira Baptista. (s.g.); 2.2.7- D. Maria Accioli de Melo – C.c. João Bezerra da Silva Velez; 2.2.8- D. Anna das Neves – Solteira.
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág. 12

2.4- Francisco Accioli de Vasconcelos – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- D. Catharina de Melo Barreto – Filha de João Paes de Melo (Fidalgo da Casa Real. Capitão de Infantaria na guerra holandesa) e de D. Margarida Álvares de Castro (Título da família Paes, Morgadosdo Cabo). (s.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.10

2.5- Antônio Accioli de Vasconcelos – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- D. (?) de Bulhões da Cunha – Filha de Zacarias de Bulhões (senhor do engenho Bulhões, antes São João Baptista/Jaboatão dos Guararapes) e de D. Jerônima da Cunha. (s.g.)
C 02- D. Maria Cavalcante – Filha do Coronel Jorge Cavalcante de Albuquerque e de D. Maria de Barros que era viúva de Antônio Accioli.  (Ttulo da família Cerqueira Cavalcante). (s.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.10, 11

2.6- Miguel Accioli de Vasconcelos – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche). Viveu na Paraíba.
C 01- D. Maria Valcasar – Viúva de Nicolau Mendes de Vasconcelos. Filha de Manoel Nogueira de Carvalho. Filha de Manoel Nogueira de Carvalho (senhor da Lagoa do Quicongo) e de Joanna do Rego Bezerra. Filhos:
2.5.1- (?) – Falecido criança; 2.5.2- Braz Accioli – C.c. (?), filha de Miguel Ribeiro (senhor do engenho Mossuipe/Paraiba?); 2.5.3- D. Maria de Melo – C.c. Luiz Lobo, sobriho de Pantaleão Lobo Barreto; 2.5.4- D. Anna – C.c. Francisco Accioli, seu primo. Filho do Alcaide-mor Gaspar Accioli; 2.5.5- D. Manoela – Falecida solteira; 2.5.6- D. Francisca – Falecida solteira; 2.5.7- D. Josepha – C.c. (?), irmão do marido de sua cunhada (?) c.c. seu irmão Braz Accioli. Filho de Miguel Ribeiro (senhor do engenho Mossuipe/Paraiba?).
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11, 12

2.7- Maria Accioli – Filha de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- José de Barros Pimentel – Capitão-mor de Porto Calvo. Senhor do engenho do Morro/Alagoas-Porto Calvo. Filho de Rodrigo de Barros Pimentel e de D. Jerônima de Almeida (Título da família Barros Pimentel). (c.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11

2.8- Margarida Accioli – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- Felipe de Moura Accioli, seu primo – Fidalgo da Casa Real. Alcaide-mor de Olinda. Comendador de São Miguel da Ribeira Dio, na Ordem de Cristo. (c.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11

2.9- Francisca Accioli – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- João Baptista Pereira – Capitão de Infantaria na guerra holandesa. Provedor da Fazenda Real, por Ordem Real de 05.05.1665, em observância da qual tomou posse no dia 09.09 do mesmo ano, por portaria do Gov. Jerônimo Mendonsa Furtado. (s.g.)
C 02- Paulo de Amorim Salgado – Natural de Ponte de Lima. Coronel. Senhor do engenho São Paulo do Sibiró. (c.g. no Título da família Salgado)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11

2.10- Anna Cavalcanti – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- Belchior Alves Camelo –Filho primogênito de Belchior Alves Camello (Familiar do Santo Ofício e Alcaide-mor do Rio de São Francisco) e de Joanna Bezerra. Morgado das Alagoas. Sargento-mor de Pernambuco. (s.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11


2- João Baptista Accioli – Serviu com honra na guerra holandesa de 1647 até a Restauração. Participou das duas batalhas dos Guararapes e em várias outras ocasiões de importância como Alferes, Capitão de Infantaria, e depois Capitão de Cavalos do Cabo de Santo Agostinho, por patente de 22.03.1667. Vereador de Olinda (1652). Juiz Ordinário (1655, 1662 e 1677). Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, com moradia ordinária, por alvará de 23.03.1669.  Faleceu em 1677 no posto de Sargento-mor de Pernambuco.
CURIOSIDADES: Em muitas ocasiões ficou de peleja e particularmente na que tiveram 03 fragatas do inimigo, vindo ele da Ilha da Madeira, em que foi rendido e o trouxeram prisioneiro para o Recife, onde o puseram em uma apertada prisão. Fugindo pelo mar, com grande risco de vida, nadou meia légua até chegar ao Buraco de São Thiago, e depois chegou na instância do Governador Henrique Dias, a quem os holandeses acometeu do poder.
C 01- D. Maria de Mello –Filha de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche), Viúva de Gaspar Wanderley (Fidalgo holandês. Capitão de Cavalos de suas tropas. Senhor dos engenhos: Algodoais/Cabo de Santo Agostinho, Utinga de Baixo/Cabo de Santo Agostinho e Utinga de Cima/Cabo de Santo Agostinho) (c.g. nos dois casamentos).
Filhos:
2.1- João Baptista Accioli – C.c. D. Jerônima Lins; 2.2. Gaspar Accioli de Vasconcellos – C.c. D. Joanna Fernandes Cesar; 2.3- Zenóbio Accioli de Vasconcelos; 2.4- Francisco Accioli de Vasconcelos – C.c. D. Catharina de Melo Barreto; 2.5- Antônio Accioli de Vasconcelos – C.c. (?) de Bulhões da Cunha. (s.g.) Depois c.c. D. Maria Cavalcante. (s.g.); 2.6- Miguel Accioli de Vasconcelos; 2.7- D. Maria Accioli – C.c. José de Barros Pimentel; 2.8- D. Margarida Accioli – C.c. Felipe de Moura Accioli; 2.9- Francisca Accioli – C.c. João Baptista Pereira (s.g.) e depois c.c. Paulo de Amorim Salgado (c.g.); 2.10- D. Anna Cavalcanti.
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág. 11

2.1- João Baptista Accioli – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche). Fidalgo da Casa Real.
C 01- D. Jerônima Lins, primeiro marido – Filha de Sibaldo Lins (senhor do engenho Maranhão/Alagoas-Porto Calvo. Alcaide-mor de Porto Calvo. Mestre de Campo de Auxiliares) e de D. Cosma de Barros Pimentel (título da família Lins). Filhos:
2.1.1- D. Manoel Accioli – C.c. Rodrigo de Barros Pimentel, seu primo. Senhor do engenho de Cima (Riba)/Alagoas-Camaragibe. Filho do Capitão José de Barros Pimentel e de D. Maria Accioli. (c.g. em título da família Barros Pimentel)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág. 11

2.2- Gaspar Accioli de Vasconcellos – Filha de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche). Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Alcaide-mor da Paraíba. Senhor, pelo seu casamento, do engenho Santo André/Paraíba.
C 01- D. Joanna Fernandes Cesar – Filha de João Fernandes Vieira (Comendador de São Pedro de Torradas e de Santa Eugênia de Ilha, na Ordem de Cristo. Superintendente da Capitania de PE e do Norte do Brasil. Primeiro aclamador da liberdade e restauração das mesmas Capitanias. Mestre de Campo. Governador da Paraíba. Governador e Capitão General do Reino de Angola) com (?). filhos:
2.2.1- João Fernandes Vieira – Comissário Geral da Cavalaria na Paraíba; 2.2.2- Antônio Accioli de Vasconcelos – Terceiro marido de D. Feliciana Vidal de Negreiros, filha de Mathias Vidal de Negreiros (Fidalgo da Casa Real. Cavaleiro da Ordem de Cristo); 2.2.3- Luiz Gomes de Mello – C.c. D. Theresa, filha de João Soares de Aguiar; 2.2.4- Francisco Accioli de Vasconcelos – C.c. D. Anna Accioli de Vasconcelos, filha de sei tio Miguel Accioli de Vasconcelos e de D. Maria Jácome; 2.2.5- Mathias de Mello Accioli; 2.2.6- D. Joanna Baptista Accioli – Terceira esposa do Sargento-mor João Ferreira Baptista. (s.g.); 2.2.7- D. Maria Accioli de Melo – C.c. João Bezerra da Silva Velez; 2.2.8- D. Anna das Neves – Solteira.
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág. 12

2.4- Francisco Accioli de Vasconcelos – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- D. Catharina de Melo Barreto – Filha de João Paes de Melo (Fidalgo da Casa Real. Capitão de Infantaria na guerra holandesa) e de D. Margarida Álvares de Castro (Título da família Paes, Morgadosdo Cabo). (s.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.10

2.5- Antônio Accioli de Vasconcelos – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- D. (?) de Bulhões da Cunha – Filha de Zacarias de Bulhões (senhor do engenho Bulhões, antes São João Baptista/Jaboatão dos Guararapes) e de D. Jerônima da Cunha. (s.g.)
C 02- D. Maria Cavalcante – Filha do Coronel Jorge Cavalcante de Albuquerque e de D. Maria de Barros que era viúva de Antônio Accioli.  (Ttulo da família Cerqueira Cavalcante). (s.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.10, 11

2.6- Miguel Accioli de Vasconcelos – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche). Viveu na Paraíba.
C 01- D. Maria Valcasar – Viúva de Nicolau Mendes de Vasconcelos. Filha de Manoel Nogueira de Carvalho. Filha de Manoel Nogueira de Carvalho (senhor da Lagoa do Quicongo) e de Joanna do Rego Bezerra. Filhos:
2.5.1- (?) – Falecido criança; 2.5.2- Braz Accioli – C.c. (?), filha de Miguel Ribeiro (senhor do engenho Mossuipe/Paraiba?); 2.5.3- D. Maria de Melo – C.c. Luiz Lobo, sobriho de Pantaleão Lobo Barreto; 2.5.4- D. Anna – C.c. Francisco Accioli, seu primo. Filho do Alcaide-mor Gaspar Accioli; 2.5.5- D. Manoela – Falecida solteira; 2.5.6- D. Francisca – Falecida solteira; 2.5.7- D. Josepha – C.c. (?), irmão do marido de sua cunhada (?) c.c. seu irmão Braz Accioli. Filho de Miguel Ribeiro (senhor do engenho Mossuipe/Paraiba?).
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11, 12

2.7- Maria Accioli – Filha de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- José de Barros Pimentel – Capitão-mor de Porto Calvo. Senhor do engenho do Morro/Alagoas-Porto Calvo. Filho de Rodrigo de Barros Pimentel e de D. Jerônima de Almeida (Título da família Barros Pimentel). (c.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11

2.8- Margarida Accioli – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- Felipe de Moura Accioli, seu primo – Fidalgo da Casa Real. Alcaide-mor de Olinda. Comendador de São Miguel da Ribeira Dio, na Ordem de Cristo. (c.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11

2.9- Francisca Accioli – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- João Baptista Pereira – Capitão de Infantaria na guerra holandesa. Provedor da Fazenda Real, por Ordem Real de 05.05.1665, em observância da qual tomou posse no dia 09.09 do mesmo ano, por portaria do Gov. Jerônimo Mendonsa Furtado. (s.g.)
C 02- Paulo de Amorim Salgado – Natural de Ponte de Lima. Coronel. Senhor do engenho São Paulo do Sibiró. (c.g. no Título da família Salgado)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11

2.10- Anna Cavalcanti – Filho de João Baptista Accioli e de D. Maria de Mello. NM de Manoel Gomes de Mello (senhor do engenho Trapiche/Cabo de Santo Agostinho) e de D. Adrianna de Almeida Lins (título da família Melo da Casa do Trapiche).
C 01- Belchior Alves Camelo –Filho primogênito de Belchior Alves Camello (Familiar do Santo Ofício e Alcaide-mor do Rio de São Francisco) e de Joanna Bezerra. Morgado das Alagoas. Sargento-mor de Pernambuco. (s.g.)
Fontes:
BORGES DA FONSECA, Antônio Victorino. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Anais 1926 Vol 48 (21) pág.11

Nenhum comentário: